Fonte: DCI - 07/05/2009
A atividade no varejo de São Paulo registrou alta de 2,5% em março. Quando se compara o primeiro trimestre com o mesmo período de 2008, o avanço chega a 1,2%. De acordo com a Fecomércio, um setor que se destacou foi o de automóveis, cujo crescimento no terceiro mês do ano chegou a 13,4%, principalmente em razão da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). "Este fator fez com que o ritmo de vendas voltasse aos níveis de 2008, e já existem listas de espera para alguns modelos", afirmou Antônio Carlos Borges, diretor executivo da Fecomércio.
Outro setor com bom desempenho em março foi o de farmácias e perfumarias, que subiu 14,6%, mesmo valor da alta no acumulado do trimestre. Por outro lado, a Fecomércio destacou a queda de 5,2% da construção civil em março, o que resultou em perdas de 8,6% no primeiro trimestre.
Serasa
Outro termômetro importante a ser analisado é o da atividade do comércio varejista brasileiro, que cresceu 0,6% em abril deste ano, em comparação a março, livre das influências sazonais. Para a fundação Serasa, este foi o terceiro mês consecutivo de elevação da atividade do varejo, consolidando a tendência de recuperação do setor no País, embora o ritmo seja mais lento do que o de anos anteriores.
Os dados do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio mostram também que o aumento do índice em abril foi liderado pelo setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, com crescimento de 1,7%. Logo em seguida vem o setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com elevação de 1%. As promoções dos super- e hipermercados incluíram as vendas da Páscoa e a redução do IPI dos eletrodomésticos, anunciada pelo governo federal em 17 de abril.
Os demais segmentos apresentaram recuo nas vendas em abril. A Serasa destaca, porém, que a redução do IPI de material de construção, anunciada em 30 de março, começa a amenizar as quedas do segmento. Em abril, a atividade varejista do setor de material de construção recuou 0,4%, menos que a dos meses anteriores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário