Fonte: Jornal da Cidade - 02/06/2009
Agrupadas desde o mês passado, sete redes de supermercado do Interior paulista, entre elas o Grupo Confiança, formam um pool de empresas que, juntas, foram responsáveis por um faturamento que superou a cifra de R$ 3 bilhões, no ano passado, conforme ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O número foi citado pela revista “Super Hiper”, especializada no segmento, em sua edição de maio.
As integrantes da recém-criada Rede São Paulo são Confiança (Bauru), Avenida (Assis), Jaú Serve (Jaú), Pague Menos (Nova Odessa), Russi (Jundiaí), Savegnago (Sertãozinho) e Sempre Vale (Limeira). As três maiores redes supermercadistas do País são o Pão de Açúcar, o Carrefour e o Wal-Mart. A rede GBarbosa, de Sergipe, passou para a quinta posição com a criação da Rede São Paulo.
As sete empresas seguem com suas operações de forma particular, pondera João Carlos dos Santos, gerente administrativo dos supermercados Confiança. Ou seja, não se trata de fusão, e sim de uma parceria, ele diferencia. “O principal intuito é compartilhar as experiências dos associados, suas práticas operacionais e de gestão”, define o gerente, que também enumera, entre as metas do grupo, uma maior oportunidade de aperfeiçoamento entre os participantes, que, com a parceria, congregam contingente de funcionários que ultrapassa a marca de 15 mil.
“Também contribuir para a formação de seus colaboradores através de palestras, cursos, workshops, garantindo assim qualidade no atendimento e a busca cada vez maior de competitividade e excelência profissional”, enfatiza.
Segundo Santos, o grupo, solidificado em maio, é discutido pelas lideranças aglutinadas desde o ano passado. Uma das maiores motivações para a parceria, enfatiza o gerente, é a melhora na qualidade geral dos serviços prestados pelas empresas. “Os clientes deverão perceber a melhora, além de adquirir itens exclusivos na categoria de importados. Um dos objetivos da Rede São Paulo é possuir marca exclusiva nesse segmento”, acrescenta.
Estratégia operacional
Otimização em preços junto a fornecedores, principalmente no segmento de importados, além de facilidade na aquisição de material estrutural para os estabelecimentos, é um dos benefícios do associativismo entre empresas do mesmo segmento em diferentes regiões, afirma o diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Erlon Carlos Ortega.
“A Apas vê a iniciativa com bons olhos”, endossa. “A parceria não influenciará na gestão de cadaempresa, mas servirá como importante ferramenta na troca de experiências e informações”, ressalta o dirigente. Ele cita que grande parte das compras conjuntas feitas por grupos varejistas restringem-se a aquisições de material, como embalagens ou uniformes para funcionários.
O recém-criado grupo abrange 53 cidades do Estado, com 115 lojas, e atende a mais de 7,5 milhões de consumidores por mês. “São empresas amigas, e não concorrentes, pois atuam em regiões diferentes, que se unem também para a redução de custos operacionais”, diferencia. “O maior foco não é nem a compra de mercadorias, e sim a melhoria de gestão”, comenta o diretor regional da Apas.
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