quarta-feira, 3 de junho de 2009

Consumidor se manteve cauteloso em maio

Fonte: Diário do Comércio - 03/06/2009

Os indicadores econômicos de maio de 2009, auferidos pelo Instituto Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revelam que o consumidor ainda não restabeleceu a confiança no mercado. Mas ele não deixou de presentear no Dia das Mães, embora a tônica tenha sido compras de baixo valor. Os números mostram que as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), termômetro do crediário e, portanto, das compras de maior valor, caíram 17,7% na comparação com maio de 2008. Já as compras à vista, que costumam ser de menor valor, apresentaram leve queda de 1% na mesma base de comparação, revela o SCPC/Cheque.

De acordo com Emílio Alfieri, economista da ACSP, o resultado de maio cria expectativa positiva para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Segundo o economista, "essa data tradicionalmente é marcada pela compra de produtos de baixo valor", o que cria um bom cenário para a tendência de maio se repetir. "Claro que esse quadro vai depender de alguns fatores. Como o Dia dos Namorados cai em meio a um feriado prolongado, é preciso torcer para que o frio continue e o paulistano não saia da cidade para a praia ou interior", diz Alfieri.

Por outro lado, a considerável queda às consultas ao SCPC (-17,7%) mostra que o consumidor ainda tem receio de comprometer grandes valores devido à instabilidade do quadro econômico, que põe em risco o emprego. "Esse receio só vai se reverter com o tempo e com a ajuda de estímulos do governo que precisa continuar a política de desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de redução da Selic", diz o economista da ACSP.

Reprodução

Um patamar controlado. No mês, a inadimplência líquida marcou 9,7%. Em abril, o indicador revelava 10,3%. Esse indicador é obtido com base nos registros de inadimplentes recebidos, menos os registros cancelados, sendo que o resultado da subtração é dividido pelo número de consultas.

O mês passado também mostrou alta de 31,8% nas falências requeridas na comparação com maio do ano passado. Foram 58 pedidos de falência em maio de 2009 ante 44 em igual mês de 2008. Esses números de maio foram consideravelmente inferiores aos registrados em abril deste ano, quando os pedidos de falência cresceram 61,8% em relação a igual mês de 2008.

Na comparação com abril de 2009 os números de maio revelam melhora significativa. Nessa comparação, o SCPC mostra alta de 8% e o SCPC/Cheque de 18%. Mas esse resultado é influenciado pela fraca base de comparação que foi o mês de abril, que apresentou feriados, enquanto maio foi favorecido pelo movimento do Dia das Mães.

Junho: boas expectativas

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) está otimista com relação ao Dia dos Namorados. A associação espera aumento de 9% nas vendas e de 7% no fluxo de pessoas para a data. Os shoppings esperam que as vendas estejam concentradas em vestuário, calçados e perfumaria. A expectativa positiva é baseada no bom desempenho que os lojistas do setor experimentaram no trimestre. No período, a Abrasce informa que suas vendas cresceram 7,5% em todo o Brasil.

Mas uma pesquisa feita com 1010 varejistas pela empresa Serasa Experian para a mesma data mostra que a estabilidade nas vendas é o resultado mais esperado, com 42% das respostas. )

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